CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

O que são ADRs & BDRs e como utilizá-los?

4 de julho de 2023
Escrito por Syntax Finance
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar
Fundo azul escuro com uma ilustração de um prato redondo com uma sopa e várias letrinhas e uma colher ao lado

ADRs e BDRs: o que são e como utilizá-los?

Fazer uma diversificação internacional já foi bem mais complicado. Hoje, os investidores brasileiros e de outras partes do mundo podem aplicar parte dos seus recursos nas principais empresas estrangeiras utilizando os BDRs e ADRs.

Quer saber como funciona essa classe de ativos? Então, siga neste conteúdo e veja como é possível investir em ações estrangeiras sem ter que recorrer ao investimento direto nesses papéis nas bolsas internacionais.

Veja o que falaremos sobre essa modalidade de investimentos em renda variável:

O que é BDR e como funciona?
Qual é a diferença de BDR para ações?
E ADR, o que significa?
Quais são as ADRs brasileiras?
Considerações sobre BDRs e ADRs

Continue a leitura e conheça melhor essa classe de ativos que pode contribuir para a diversificação da sua carteira de investimentos.

O que é BDR e como funciona?

O Brazilian Depositary Receipt, ou apenas BDR, é um certificado de depósito emitido por uma instituição financeira no Brasil com lastro em ativos estrangeiros. 

Essa classe de ativos permite que o investidor brasileiro tenha acesso a ações de empresas listadas em bolsas internacionais, como Google e Apple, sem precisar abrir uma conta no exterior. 

Isso porque os BDRs são negociados na bolsa brasileira, a B3. Inicialmente, eles eram disponibilizados apenas para os investidores qualificados, ou seja, com mais de R$1 milhão em aplicações financeiras.

Contudo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou em 2020 as regras dos Brazilian Depositary Receipts, permitindo que essa modalidade de investimento fosse acessada pelo público-geral.

Os BDRs são classificados em níveis, com base na regulamentação e direitos oferecidos a cada tipo. Prossiga para entender melhor.

BDR Patrocinado

BDR Patrocinado é o certificado no qual a empresa emissora das ações estrangeiras se envolve diretamente com a instituição depositária para lançar os seus papéis no mercado brasileiro. 

Em geral, essas companhias estrangeiras procuram aumentar a sua liquidez atraindo novos investidores para diversificar a base de acionistas, ganhar mais visibilidade, entre outros motivos. Independentemente disto, os BDRs Patrocinados se dividem em três níveis:

  • Nível I – As empresas internacionais não precisam se registrar na Comissão de Valores Mobiliários e os BDRs não podem ser objetos de distribuição pública.
  • Nível II – A companhia estrangeira se registra na CVM e, assim, amplia o perfil de seus investidores. Para isso, ela deve emitir relatórios contábeis no padrão brasileiro. 
  • Nível III – Muito similar ao nível II. A diferença é que neste nível a empresa poderá fazer ofertas públicas dos títulos.

BDR Não Patrocinado

No BDR Não Patrocinado, as empresas estrangeiras não se envolvem no processo de emissão dos certificados de ações. Sendo assim, fica a cargo da instituição depositária adquirir os ativos internacionais e emitir os BDRs no mercado brasileiro.

Ela deve contratar uma instituição financeira para custodiar os papéis a que estão lastreados nas bolsas estrangeiras e assegurar que não exista nenhuma discrepância entre o saldo das ações mantidas no mercado internacional e a quantidade de BDRs emitidos.

Também cabe à instituição depositária divulgar no Brasil as informações financeiras e corporativas das empresas emissoras das ações que, neste caso, são baseadas nas regras do país de origem.

Qual é a diferença de BDR para ações?

Ao comprar ações, você está adquirindo uma parte da empresa, tornando-se assim um dos seus sócios, ainda que minoritário. 

Por outro lado, ao adquirir um BDR, você está investindo em um certificado de depósito que replica o desempenho de uma ação estrangeira, seja ele de alta ou de baixa. 

Ainda que sejam ativos financeiros distintos, ambos podem ser comprados e vendidos na bolsa de valores brasileira.

Além disso, as ações e BDRs, por serem papéis de renda variável, também são mais sensíveis aos ruídos do mercado nacional ou internacional, especialmente quando comparado a renda fixa

Por este motivo, eles são recomendados para brasileiros com perfil de investidor moderado ou arrojado.

E ADR, o que significa?

ADR é a sigla usada para American Depositary Receipt, um certificado de depósito atrelado a ativos estrangeiros negociados na bolsa americana, como as ações da Vale, Itaú, Ambev e de outras grandes empresas brasileiras ou de outros países. 

Perante a regulação americana ADRs Não Patrocinadas e Patrocinadas Nível I não podem ser negociadas em bolsa, só em mercado de balcão. Ademais existem também títulos Patrocinados Níveis II e III. 

Quais são as ADRs brasileiras?

Existem várias empresas brasileiras com ADRs listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos. Veja algumas delas:

  • Petrobras (PBR);
  • Vale (VALE);
  • Itaú Unibanco (ITUB);
  • Banco Bradesco (BBD);
  • Ambev (ABEV);
  • BRF (BRFS);
  • Gerdau (GGB);
  • NuBank (NU);
  • Companhia Energética de Minas Gerais (CIG).

Quais são as vantagens de investir em BDRs e ADRs?

Os BDRs e ADRs oferecem várias vantagens, como:

  • Diversificação internacional, ajudando a reduzir o risco de um portfólio de investimentos;
  • Acesso às maiores empresas do mundo de maneira fácil e segura;
  • Dependendo do tipo de BDR ou ADR, os investidores podem ter direito a receber dividendos da companhia estrangeira cujas ações são representadas pelos certificados; 
  • Negociação facilitada, visto que os BDRs e as ADRs são negociados em suas respectivas bolsas de valores, ou seja, B3 no Brasil e a bolsa de Nova York (NYSE) ou a NASDAQ no mercado americano. 
  • Exposição a moedas estrangeiras.
  • O ganho de capital conquistado nos BDRs é tributado na alíquota de 15% do Imposto de Renda.

Considerações sobre ADRs e BDRs

Os BDRs e ADRs são ferramentas cada vez mais viáveis para se ter em sua carteira de investimentos. Portanto, revise seu perfil de investidor e veja se esses ativos de renda variável podem contribuir para a diversificação internacional do seu portfólio.

Aproveite e relembre algumas das principais características dos BDRs e ADRs:

  • Tanto os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) quanto as American Depositary Receipts (ADRs) permitem que os investidores apliquem em ações de empresas estrangeiras sem ter que abrir uma conta no exterior;
  • Ambos são emitidos por instituições financeiras depositárias;
  • Os investidores em BDRs e ADRs estão expostos não apenas ao desempenho da empresa estrangeira, mas também à variação cambial. As oscilações na taxa de câmbio entre a moeda local (real brasileiro para BDRs e dólar americano para ADRs) e a moeda do país de origem da empresa estrangeira podem afetar o valor dos recibos.
  • Os BDRs e as ADRs são classificados em níveis com diferentes regras e restrições. Eles também podem ser patrocinados (quando a empresa estrangeira participa ativamente do processo de emissão dos recibos) ou não patrocinados.
  • Por se tratar de uma modalidade de investimento com maior exposição ao risco, os BDRs são destinados a quem possui perfil de investidor moderado ou arrojado.

Gostou desse assunto? Então assine O Guia Financeiro VIP para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado de capitais e suas oportunidades.

Se você ainda não é cliente Guide, abra a sua conta e invista com quem te entende!

Você também pode se interessar por:

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...